..:: Ubatuba ::..

 

A AUFM fica na cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Ubatuba é conhecida como a "Capital do Surf" pela enorme quantidade de praias que possui (81), o que propicia como nenhum outro lugar no Brasil a prática deste esporte, além de outros como trilhas, esqui, mergulho, pesca, pesca submarina, pesca esportiva, passeios de escuna, bodyboarding, windsurf, wakesurf e etc. Alguns surfistas de Ubatuba já sagraram-se campeões brasileiros e disputaram a elite do surf mundial.

Foto: Paulo Zumbi

A cidade também foi o local onde o Padre Anchieta escreveu o famoso "Poema à Virgem", nas areias da praia de Iperoig, quando era prisioneiro dos índios tamoio. Mais tarde, graças à sua intervenção (juntamente com o Padre Manoel da Nóbrega), os portugueses fariam um tratado de paz com os tamoio, tratado este conhecido como "Paz de Iperoig" - o primeiro das Américas, e que acabou por propiciar a unidade nacional do Brasil (que, do contrário, teria se fragmentado em três nações).

Foto: Paulo Zumbi

A cidade de Ubatuba está localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo (na região Sudeste do Brasil), distante 250 km da capital. Limita-se ao Norte com Paraty (RJ), ao Sul com Caraguatatuba (SP), a Oeste com Cunha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra (todas de SP) e a Leste com o Oceano Atlântico, achando-se na latitude 23'26'21'',45. É cercada pela Serra do Mar e sua exuberante Mata Atlântica (na única parte desta que alcança a costa brasileira). A população é de 88 mil habitantes, chegando a quase 700 mil na temporada.

 

 

O Trópico de Capricórnio passa em Ubatuba, bem na cabeceira do aeroporto local. As linhas dos trópicos, assim como a do Equador, são imaginárias, mas têm um significado astronômico bem preciso.

Aqui passa a linha do paralelo 23'26'21'',45, atravessando a Avenida Iperoig exatamente em frente à pista do Aeroporto. Isso faz com que no dia 22 de Dezembro de cada ano o Sol sempre esteja a pino, data esta que se chama Solstício de Verão. No dia 22 de Junho (Solstício de Inverno), o Sol apresenta sempre sua posição mais baixa em relação ao horizonte.

Isso significa que, não só em Ubatuba, mas em toda a linha dos trópicos, apenas em um dia no ano e, para ser mais exato, apenas por um instante, temos o Sol exatamente a pino. Na linha do Trópico de Capricórnio inteira não se encontra nenhuma outra cidade litorânea nas mesmas condições de Ubatuba, geograficamente falando.

 

 
 
..:: parceiros ::..