..:: Notícias ::..

03/01/12

AUFM divulga detalhes da temporada temática de 2012

 

Em uma coletiva de imprensa concedida no salão nobre do Ubatuba Palace Ho(s)tel, a AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) divulgou detalhes das competições temáticas que serão realizadas no ano de 2012, utilizando-se a pastilha e a Regra Caiçara.

As equipes da cidade disputarão o Campeonato Ubatubense, nos pontos corridos, e a Copa Ubatubana, no mata-mata. O SoleCorp, atual campeão ubatubense, entra como principal favorito aos títulos caiçaras, mas sabe que em 2012 terá alguns rivais de peso como Bucéfalos, Wolf Sport, Náufragos, Aquarela e And Raf. Este último, principalmente, estreará com ares de "supertime".

 

O interesse dos botonistas nos torneios caiçaras superou a expectativa da AUFM, que teve que remodelar o Campeonato Ubatubense para acomodar todas as novas equipes que surgiram. Como já noticiado no blog A Palheta, o investimento da AUFM na aquisição de times personalizados passou dos 500 Reais. O jornal Infortrex, por outro lado, traz na edição #28 um pequeno guia com as curiosidades dos novos times.

Por conta do aumento de participantes inscritos, a AUFM mudou completamente o Campeonato Ubatubense que será disputado nesse primeiro semestre de 2012. Diferentemente dos 8 times da última edição, a desse ano contará com 18 participantes (em cada divisão)!

 

Em âmbito nacional, foi feita uma verdadeira "revolução" nas duas competições promovidas pela AUFM.

Pela primeira vez, e em comemoração à realização da 20ª edição do Campeonato Brasileiro, a fórmula de disputa foi alterada para pontos corridos, seguindo uma tendência mundial e atendendo o Estatuto do Torcedor. Para adequar-se à fórmula, o número de participantes aumentou de 8 para 16, fazendo deste próximo Brasileirão o maior da História.

A 2ª Divisão contará com 27 times (récorde) e dará 3 vagas diretas para a Série A, e mais 1 vaga via play-off.

 

Outra novidade será o sistema de rebaixamento dos presidentes de times (botonistas). Excetuando-se o presidente do time campeão, dos outros participantes cairão os 2 piores somando-se a pontuação de seus dois times. As janelas de transferência também mudaram um pouco e agora são unificadas, ou seja, as transferências de uma janela servirão para a participação tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil, o mesmo valendo para as competições caiçaras.

A Copa do Brasil também teve modificações, tendo a partir da próxima edição 32 times participantes e contando com o clube campeão do Campeonato Ubatubense.

 

Mas a maior novidade do calendário temático de 2012 será a disputa do Mundial Interclubes, uma competição que reunirá os 16 principais times do planeta, valendo o título de maior do mundo!

O Mundial será disputado em sistema de play-off (mata-mata), com os times jogando partidas de ida e volta até conhecermos o campeão. Os times participantes serão sempre os campeões nacionais das temporadas anteriores, que se classificarão para o Mundial através do Ranking AUFM Internacional, que indica quais países classificam seus campeões diretamente pro Mundial e quais precisam passar pelas seletivas continentais. O Brasil, de acordo com o ranking, classifica seu campeão diretamente para o Mundial.

 

Para a 1ª edição do Mundial, o representante do Brasil na disputa será o São Paulo, vencedor do último Campeonato Brasileiro (quando bateu o então favorito Fluminense nas finais). O Tricolor, no entanto, deu azar no sorteio das chaves e caiu, de cara, com o poderoso Bayern de Munique, da Alemanha, um dos favoritos ao título. Confira aqui a tabela do 1º Mundial Interclubes.

Além do time paulista, o Fluminense, o Grêmio e o Atlético Mineiro (vice, terceiro e quarto no último Brasileirão, respectivamente) também disputarão um torneio internacional, a Copa Sul-Americana, um torneio "sub-continental" disputado no 2º semestre. Na Sul-Americana, o Grêmio vai enfrentar o Olímpia do Paraguai, o Atlético pega o Bella Vista do Uruguai e o Fluminense tem pela frente a sensação LDU, do Equador. Confira aqui a tabela da 1ª Copa Sul-Americana.

No Mundial, os favoritos, além do Bayern de Munique, são o Manchester United, o Barcelona, o Real Madrid, o Boca Juniors e a Inter de Milão, principalmente.


Clique aqui para ver como será o Ubatubense de Clubes
Clique aqui para ver tudo sobre o Brasileirão
Clique aqui para ver como será o 1º Mundial Interclubes
Clique aqui para ver como será a 1ª Copa Sul-Americana
Clique aqui para ver todos os torneios que a AUFM promove

 
 
..:: parceiros ::..